Priscila Costa
top of page

Consultoria

Se você integra o SESMT, RH, ou faz parte da área de compras de uma empresa e necessita de suporte em demandas ergonômicas, pode contar com os serviços de consultoria ergonômica para uma rápida resolução de questões nessa área. Essa necessidade pode surgir de projetos ergonômicos, setores com queixas que demandam análise e correlação com as tarefas realizadas, assistência na aquisição de materiais ou produtos ergonômicos, auxílio no preenchimento dos riscos ergonômicos da Tabela 23 do eSocial "Fatores de Risco do Meio Ambiente de Trabalho", ou mesmo para a implementação da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) na empresa, entre outros.


Mesmo para os profissionais que estão familiarizados com os riscos e queixas dos colaboradores, a perspectiva externa é essencial para uma visão diferenciada da situação ergonômica da empresa. Reconhecemos que o trabalho preventivo exige muito dos profissionais, podendo sobrecarregá-los, sendo necessário, por vezes, um suporte para dar continuidade aos aspectos ergonômicos.

Outro momento relevante para buscar consultoria ergonômica é após a realização da AET, quando a empresa decide implementar o Comitê de Ergonomia (COERGO), tanto para auxiliar na implementação quanto para acompanhamento pós-implantação. O COERGO é um comitê composto por membros de diversas áreas da empresa, responsável por diversas medidas ergonômicas, como a leitura e análise da AET, elaboração do cronograma de ações para atender às solicitações ergonômicas, correlacionar as queixas dos setores com os riscos ergonômicos presentes ou ausentes, compra de materiais ergonômicos, realização de reuniões periódicas para discussão e apresentação das melhorias e do retorno financeiro da ergonomia à chefia, entre outras atividades. O COERGO é composto por membros das áreas da saúde, segurança, compras, financeiro, técnicos, gestores de cada setor, trabalhadores e ergonomistas.


Portanto, a consultoria de Ergonomia é benéfica em todas as fases, seja para orientar a empresa no início da implantação da ergonomia ou da AET, seja durante a concepção de projetos para novos setores ou postos de trabalho, seja após a implementação das melhorias para garantir que estejam realmente adequadas.

Comments


bottom of page